sábado, 31 de julho de 2010

Ações realizadas nos encontros da semana. (28 à 30 de Julho/2010)

Durante esta semana foi trabalhado junto ao Coletivo "Teens Group" o tema transversal Juventude e Meio ambiente. Primeiro foi discutido com os adolescentes deste coletivo os 5R's da Conscientização Ambiental: Repensar, Recusar,Reduzir, Reutilizar e Reciclar. Em seguida, preparou-se uma oficina de reciclagem utilizando Garrafa Pet e retalhos de tecido:






OFICINA DE RECICLAGEM: Pondo em prática o que aprendemos durante a semana:




Um pouco do que produzimos:






quinta-feira, 29 de julho de 2010

FELIZ NIVER: Edmarcos (27/07) e Anaise (24/07)

TEENS GROUP: Um Coletivo de Campeões!!!!

Vários atletas do município de Cerro Corá/RN participaram do JENAT - Campeonato Estadual para Menores no último final de semada (24 e 25/07/2010) em Natal - RN. Dentre estes atletas, estão os adolescentes do Coletivo Teens Group: Hiago Souza, Raissa Tuani e Akailson Carlos. Os três adolescentes conseguiram as seguintes colocações:



Hiago Souza (à esquerda): 1º Lugar no revezamento 4x100 m. / 2º Lugar na prova de 400 m sobre barreiras e / 3º Lugar no 110 m sobre barreiras.
Raissa Tuani (no centro): 2º Lugar no lançamento de Dardo. (Raissa foi classificada para participar do campeonato norte-nordeste).
Akailson Carlos (à direita): 5º Lugar nos 200 m rasos.

Gastartia de parabenizar ao professor Edilson Oliveira pelo excelente trabalho que tem feito com os jovens do nosso município. E é claro, abraçar aos nossos três atletas de ouro pelas conquistas e mostrar aqui o nosso incentivo e apoio. Continuem a trazer grandes alegrias não só para o nosso Coletivo como também para o nosso município. Sejam Felizes garotos!!!

domingo, 25 de julho de 2010

Síntese das Atividades da Semana (21 à 23 de Julho/2010)

Iniciaram-se os trabalhos com celebrações a cerca da semana da amizade com dinâmicas e trabalhos diversos relacionados a esta semana.






O tema da semana foi Juventude e Meio Ambiente com ênfase no LIXO. Discutiu-se principalmente sobre a geração e tratamento do lixo pela humanidade. Foi feito um resgate a cerca da evolução humana e consequente produção de lixo, bem como a forma como nós tratamos o lixo produzido por nós mesmos.





Além da prática esportiva, concluiu-se a semana com a "sessão de cinema" com um filme relacionado aos temas trabalhados durante toda esta semana.






sábado, 17 de julho de 2010

Projeto de Intervenção Social!!!

As alunas do Curso de Serviço Social da Universidade Anhanguera - UNIDERP, Elcione Elicleide da Silva e Irimar Querino da Silva, com o apoio do CRAS de Cerro Corá/RN, estarão implantando, juntamente com (e aos) adolescentes do coletivo noturno "Força e Atitude" (versão 2008/2009), o projeto de Intervensão Social de Estágio Supervisionado II "Metamorfose dos Sonhos". Trata-se de uma ação de grande valia para aqueles adolescentes que concluíram os Ciclos do Projovem Adolescente e não deram nenhuma continuidade neste processo de formação socioeducativo.

Enquanto Orientador Social do antigo Coletivo Força e Atitude, eu, Tadeu Fernando, fico muito feliz com a escolha do nosso trabalho/coletivo para ser base de um projeto tão rico e que só vem a agregar positividade à vida de cada um dos nos queridos adolescentes.
Em nome dos Coletivo Força e Atitude e do atual Teens Group, o nosso MUITO OBRIGADO a essa duas jovens estudantes que enxergam na nossa juventude a perspectiva de uma sociedade mais justa, igualitária e com oportunidades para todos e todas.

Atividade da Semana: (14 à 16/Julho)

Os encontros sempre são baseados na descontração e interação dos adolescentes:




Durante toda esta semana o Coletivo "Teens Group" trabalhou o tema: Juventude e Meio Ambiente. Iniciaram-se os trabalhos fazendo um resgate do meio ambiente local em que Cerro Corá/RN está inserido por meios de uma exposição de fotos antigas que remontam à transformação física e o impacto sobre a natureza para a construção e edificação da área urbana do município.



Outro tema integrador trabalhado nesta semana foi: Juventude e Esporte e Lazer. Mas o que foi mais legal mesmo foi o encerramento da semana com uma Gincaga Educativa sobre o lixo na sexta-feira. Os adolescentes do "teens group" suaram a camisa para conseguir vencer as provas (que não estavam fáceis):


Grito de Guerra sobre o uso consciente do Lixo:



Confecção de material útil/decorativo com uso de material reciclável:



Encenação: "O velório da Dona Justina"



O Labirinto com Obstáculos:



Pose para as fotos:
Gostaríamos de agradecer a nossa amiga Irimar (Aluna do Curso de Serviço Social) que sempre ao lado dos Coletivos.



Prova das medidas:





sábado, 3 de julho de 2010

Síntese das Atividades da Semana (30/06 à 02 de Julho/2010)

Iniciou-se um novo Percurso socioeducativo no "teens group". Nesta etapa, ações serão desenvolvidas para o fortalecimento dos laços de amizade e de trabalho e para a consolidação efetiva do Coletivo. Os temas da semana foram: Juventude e Direitos Humanos e socioassistenciais e Juventude e Esporte e Lazer;

Um pouco de recreação para descontrair:





e é hora de trabalhar!!



O Brasil é um país multicultural de abrange todas as cores, estilos, credos e crenças, tornando a nossa nação um fonte inesgotável de sabedoria e de cultura popular.


(mapa reproduzido pelos adolescentes do Teens Group: Hal Amser e Ludemário)

O QUE É O PROJOVEM ADOLESCENTE?

O ProJovem Adolescente é um serviço de Proteção Social Básica desenvolvido no âmbito do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e será executado sob a supervisão dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS). Nestes núcleos serão desenvolvidas atividades que estimulem a convivência familiar e comunitária, que propiciem o desenvolvimento pessoal e social e capacitem o jovem para atuar como agente de transformação e desenvolvimento de sua comunidade, além de sensibilizá-lo e informá-lo sobre o mercado de trabalho. Outra meta do programa é contribuir para a diminuição dos índices de violência entre os jovens, do uso de drogas, da incidência de doenças sexualmente transmissíveis e de gravidez não planejada