NA TENTATIVA DE INCENTIVAR A PRÁTICA DO JOGO DE XADREZ EM CERRO CORÁ, O PROJOVEM ADOSLESCENTE VESTE A CAMISA E ENTRA COM ENTUSIASMO NO PROJETO XADREZ NA PRAÇA.
ISSO PORQUE...
<!--[if gte mso 9]>
O jogoTem uma base matemática: a matemática é um instrumento e linguagem da ciência, da técnica e do pensamento organizado. Estimula o desenvolvimento de habilidades cognitivas tais como: atenção, memória, raciocínio lógico, inteligência, imaginação, etc...; capacidades fundamentais no desenvolvimento futuro do indivíduo.
O xadrez estimula a auto-estima, a competição saudável e o trabalho em equipe podem ser utilizados como elemento estruturante do tempo livre do indivíduo proporciona prazer em seu estudo e prática.
Por ser um jogo de regras, ele dita uma pauta ética em um momento propício para a aquisição de valores morais. Devido às suas múltiplas virtudes, contribui para a formação de melhores cidadãos. O jogo de xadrez é uma atividade que através do tempo, conquistou cultura e costumes de povos e países em todo mundo durante milênios.
Algumas pesquisas educativas relacionadas com o xadrez provam a influência positiva deste jogo/esporte sobre seus praticantes. Por exemplo, há mais de cem anos, Binet (1891) foi o primeiro que começou a estabelecer relações entre o xadrez e sua influência sobre aspectos da mente tais como: inteligência, concentração, imaginação e memória. Rank (1974), trabalhando com dois grupos de estudantes, um que estudava o xadrez e outro sem instrução enxadrística, demonstraram que o grupo que estudava o xadrez em cursos dirigidos apresentava um desempenho melhor tanto na parte de cálculos como na parte verbal. Por exemplo, Stephenson (1979), trabalhando com programas intensivo de xadrez provou o aumento do rendimento escolar nas atitudes, esforço, concentração e auto-estima em, pelo menos, 50% de seus estudantes.
Fergusson, em 1983, demonstrou a influência decisiva do xadrez sobre o pensamento crítico de estudantes que haviam sido submetidos a cursos intensivos desta disciplina.
Pesquisas realizadas por Charles Partos, professor do Departamento de Instrução Pública do Cantão do Valais (Suíça), afirma que o xadrez desenvolve:
1. A atenção e concentração;
2. O julgamento e o planejamento;
3. A imaginação e a antecipação;
4. A memória;
5. A vontade de vencer, a paciência e o auto-controle;
6. O espírito de decisão e a coragem;
7. A lógica matemática, o raciocínio analítico e sintético;
8. A criatividade;
9. A inteligência;
10. A organização metódica do estudo e o interesse pelas línguas estrangeiras.
Por acreditar na importância que esta atividade apresenta, CONVIDAMOS VOCÊ PARA APRENDERMOS JUNTOS.