quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Rio de Janeiro:




Dentro de blindados da Marinha, num clima bem menos tenso, Fuzileiros Navais refizeram com jornalistas, na tarde desta terça-feira (30), o percurso da frente de batalha contra traficantes na ocupação da Vila Cruzeiro até o Conjunto de Favelas do Alemão, na Zona Norte do Rio.


Policiais do Batalhão de Operações Especiais (Bope), que também participaram do trajeto, relembraram a tensão dos momentos de conflito e a vibração com a conquista do território.

Do alto do Campo da Pedra do Sapo, ponto mais alto dos dois conjuntos de favelas – Vila Cruzeiro e Alemão -, os militares e policiais constataram a visão privilegiada dos traficantes que desafiavam a polícia com seus fuzis. De lá, é possível avistar a Igreja da Penha, o Aeroporto Internacional Tom Jobim e até o batalhão da área, que já foi atingido por disparos feitos por criminosos daquele ponto.

Na mata, muitos esconderijos, trilhas e casamatas. O trajeto por onde a quadrilha fugiu, conforme visto em imagens da TV, também foi refeito. “Enfrentamos esses criminosos num combate incessante. Eles atiraram contra a nossa equipe até quando puderam. Foi preciso muita determinação para chegar até aqui”, afirmou o tenente Lopes, do Bope, que à frente de pelo menos 20 policiais, enfrentou os primeiros ataques na entrada pela Vila Cruzeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O QUE É O PROJOVEM ADOLESCENTE?

O ProJovem Adolescente é um serviço de Proteção Social Básica desenvolvido no âmbito do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e será executado sob a supervisão dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS). Nestes núcleos serão desenvolvidas atividades que estimulem a convivência familiar e comunitária, que propiciem o desenvolvimento pessoal e social e capacitem o jovem para atuar como agente de transformação e desenvolvimento de sua comunidade, além de sensibilizá-lo e informá-lo sobre o mercado de trabalho. Outra meta do programa é contribuir para a diminuição dos índices de violência entre os jovens, do uso de drogas, da incidência de doenças sexualmente transmissíveis e de gravidez não planejada