sábado, 22 de outubro de 2011

SESSÃO DO PROJOVEM NA CÂMARA MUNICIPAL.

Na noite desta sexta-feira (21/10/2011), realizou-se na sede do CRAS (Casa das Famílias) de Cerro Cora/RN a sessão Itinerante da Câmara Municipal de Vereadores juntamente com os adolescentes que fazem parte do programa PROJOVEM ADOLESCENTE. Foi uma noite muito especial por diversos motivos: marcou a primeira sessão desta natureza da Câmara Municipal deste ano de 2011; os adolescentes do projovem puderam ter um contato muito mais próximo com os legisladores municipais expondo as suas ideias e os problemas que eles enxergam no nosso município através dos seus Planos de Atuação Social

A sessão teve início com as palavras do Presidente da Casa Legislativa, o senhor Ronaldo Vilar abrindo os trabalhos da referida sessão itinerante. Logo em seguida, os Orientadores Sociais foram representados pelo Orientador Tadeu Fernando que mencionou a alegria dos mesmos e dos jovens em recebê-los naquele momento.
Na sequência, foi a vez dos jovens do Projovem demonstrarem as suas justificativas e reivindicações dentro das temáticas dos seus projetos sociais: Alcoolismo Juvenil, Gravidez na Adolescência, Cultura Popular e Trânsito.
Os adolescentes deram uma verdadeira aula de cidadania ao expor os problemas existentes no nosso município e ao mesmo tempo sugerindo possíveis soluções aos parlamentares presentes.
Jeane Braga, Assistente Social e Técnica de Referência do Projovem Adolescente proferiu suas palavras afirmando da importância dos projetos sociais do programa e ao mesmo tempo cobrando dos legisladores mais apoio e empenho usando as seguintes palavras: "que esta ação realmente se concretize, não fique só no ato de requerer..."
Representando todos os jovens cerrocoraenses, Ludemário Medeiros, membro do Coletivo Teens Group, fez um discurso onde relatava a real situação dos jovens cerrocoraenses e solicitou dos representantes do povo ações imediatas para melhoria da qualidade de vida dos jovens do município. (DISCURSO NA INTEGRA NA POSTAGEM SEGUINTE)
Também esteve presente a esta sessão a Secretária Municipal de Trabalho, Habitação e Assistência Social, a Senhora Maria Amália que manifestou o seu orgulho de programas sociais como o Projovem Adolescente que realmente atuam na sociedade. Maria Amália pediu também, o apoio dos legisladores e de toda sociedade cerrocoraense para os projetos de atuação social do projovem, além de prestar alguns esclarecimentos com relação a sua pasta de trabalho.
Na vez dos vereadores, todos mostraram-se empenhados em lutar pelas reivindicações dos jovens do Projovem Adolescente junto ao Poder Executivo, bem como junto a outros órgãos, apesar de alguns terem fugido do foco a que essa sessão se propusera.
Confira as imagens:




Adolescentes explanando as suas reivindicações:









Ludemário Medeiros representando os Jovens Cerrocoraenses:


Assistente Social e Técnica de Referência do Projovem, Jeane Braga:


Secretária da SEMTHAS, Maria Amália:






Agradecemos a Senhora e Senhores Vereadores pela oportunidade.
Esperamos que possam haver outros momentos onde a cidadania e a democracia se façam valer como na noite desta sexta-feira.
MUITO OBRIGADO!
EQUIPE E INTEGRANTES DO PROJOVEM ADOLESCENTE DE CERRO CORÁ/RN.

2 comentários:

  1. REALMENTE FOI UMA VERDAEIRA AULA DE CIDADANIA QUE ESSES JOVENS MOSTRARAM NA NOITE DE ONTEM! OS JOVENS SÓ PRECISAM DE RESPEITO, INCENTIVO E OPORTUNIDADE, POIS CAPACIDADE ELES TEM SOBRANDO. PARABENIZO OS ORIENTADORES SOCIAIS: TADEU, ANA MARLI, PAULA CRISTINA E FLÁVIO, COMO TAMBÉM OS JOVENS E ADOSLENCENTES QUE ESTÃO EXECUTANDO ESTES PROJETOS TÃO IMPORTANTES E PRECISO EM NOSSO MUNICÍPIO! PARABÉNS, PARABÉNS,PARABÉNS...

    ResponderExcluir
  2. PARABÉNS TODOS DO PROJOVEM ADOLESCENTE DE SERRA CORÁ, SOU ORIENTADORA SOCIAL DO PROJOVEM DE UIRAUNA/PB, E ESTAMOS DESENVOLVENDO OS PROJETOS TAMBÉM. NÓS ACOMPANHAMOS SEMPRE AS ATIVIDADES DE VOCÊS POR ESTE BLOG É TEM NOS AJUDADO MUITO NO NOSSO TRABALHO. CONTINUEM COM ESSE TRABALHO BELO.

    ResponderExcluir

O QUE É O PROJOVEM ADOLESCENTE?

O ProJovem Adolescente é um serviço de Proteção Social Básica desenvolvido no âmbito do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e será executado sob a supervisão dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS). Nestes núcleos serão desenvolvidas atividades que estimulem a convivência familiar e comunitária, que propiciem o desenvolvimento pessoal e social e capacitem o jovem para atuar como agente de transformação e desenvolvimento de sua comunidade, além de sensibilizá-lo e informá-lo sobre o mercado de trabalho. Outra meta do programa é contribuir para a diminuição dos índices de violência entre os jovens, do uso de drogas, da incidência de doenças sexualmente transmissíveis e de gravidez não planejada