Há dois anos iniciamos os encontros da segunda turma do Projovem Adolescente. Foi um dia de muita expectativa para mim, pois não fazia ideia do perfil das pessoas que iria encontrar naquela noite.
Planejei umas atividades e outras a fim de acolher a todos da melhor forma possível.
Quando iniciamos o encontro, ao receber cada um, percebi que não estava apenas recebendo pessoas diferentes, mas ideais, expectativas, objetivos e sonhos os mais diversos possíveis.
Vi naquelas noites que precisava moldar o meu lado profissional a cada um de vocês a fim de aproximar as nossas atividades a cada um desses sonhos e expectativas.
Ao longo dos nossos encontros fomos estreitando cada vez mais as distâncias entre cada um de nós. Fomos deixando de lado certos preconceitos e enfrentando a timidez.
Tivemos a oportunidade de trabalhar em equipes ouvindo, discutindo e dialogando a fim de atingir os objetivos das nossas reuniões noturnas.
Nos encontros do nosso coletivo tivemos a oportunidade de conviver com opiniões diferentes das nossas, e, mesmo assim, aprendemos a respeitá-las.
Tivemos ainda momentos de grandes discussões que pareciam não ter fim; tivemos momentos de palhaçadas e de descontração que nos tiravam do foco dos nossos encontros. Houve momentos em que tivemos que intervir na vida pessoal até uns dos outros para podermos chegar até aqui. Tivemos momentos em que as reflexões e os textos trazidos para os encontros nos fizeram refletir e nos encontrarmos em nós mesmos. Chegou-se até ao ponto de chorarmos quando determinadas palavras tocavam o nosso interior, a nossa alma...
Construímos aqui muito mais que um grupo de adolescentes que vieram por razões diversas para participar do Projovem; construímos um grupo de amigos, um laço de amizade que marcará para sempre a vida de todos.
Pois bem pessoal, o Projovem é isso: não necessariamente lhe prepara para exercer um ofício, uma profissão. Mas lhe prepara para a vida, tornando-o apto a melhorar a cada dia como cidadão, como filho, como estudante e como pessoa. Tudo isso certamente influenciará no futuro para a formação de grandes profissionais.
Tivemos há pouco tempo a oportunidade de mostrar a nossa sociedade o potencial criativo e inovador dos jovens de Cerro Corá, mais precisamente dos ADOLESCENTES DO PROJOVEM, e de modo especial dos Coletivos da Noite (aqui falo com carinho especial ao Teens Group).
Vocês mostraram para vocês mesmos, o que é mais importante em minha opinião, que são capazes de criar, desenvolver e de se organizar propondo ao nosso município soluções para os mais diversos problemas sociais. Foi do jeito jovem de ser que falaram muito sério; brincando, aprenderam e ensinaram, arrancaram sorrisos e provocaram nas pessoas uma reflexão ainda mais séria... Formularam muitas críticas (graças a Deus, na maioria críticas construtivas).
E isso não seria também possível sem a parceria valorosa de pessoas tão especiais como cada um de vocês, como meus parceiros e amigos de trabalho Ana Marli e Júnior, ao Prefeito municipal, aos secretários e tantas outras pessoas que conosco fizeram um diferencial enorme.
Reitero, para muitas pessoas o nosso coletivo mostrou que não é apenas mais um grupo de jovens, mas sim, um grupo de jovens que veio para fazer a diferença.
Para alguns parece ter sido pouco o que fizemos nos últimos meses. Mas não foi comparado a quem só vê a vida passar, os problemas surgirem e nada fazem para mudar a nossa realidade.
Tenham certeza, Cerro Corá aprendeu muito com cada um de vocês. Mas o mundo tem muito mais a ganhar com o seu potencial.
Por isso meus queridos, gostaria de reafirmar para cada um de vocês o meu desejo de dias melhores; gostaria de pedir a cada um de vocês que não desistam de lutar, de crescer, de sonhar...
Sintam-se abraçados por este amigo que em apenas dois anos apegou-se a cada um de vocês como um irmão se apega fraternalmente aos outros. Este amigo que, independentemente da distância ou da proximidade estará na torcida constante e intensa por cada um de vocês.
Assim, me dispeço do Projovem, depois de quatro anos de muito trabalho com a sensação de dever cumprido e que fiz a minha parte num contexto tão problemático como o social do nosso querido município. Tenho a levar recordações as mais belas possíveis, aprendizados que certamente ficarão para toda a minha vida pessoal e profissional.
Dessa maneira, MEU MUITO OBRIGADO POR TUDO AOS MEUS QUERIDOS JOVENS POR ME DAREM ESTA OPORTUNIDADE ÚNICA EM MINHA VIDA QUE FOI O PROJOVEM ADOLESCENTE, pois sem eles nenhum profissional teria desenvolvido o trabalho que concretizamos JUNTOS nos últimos anos.
Todos vocês são estrelas. Continuem brilhando, acreditando que é possível sim se construir uma sociedade mais justa e igualitária para todos.
Dessa maneira desejo a todos um 2012 de muita paz, sucesso, perspectivas e sonhos realizados. Um grande Abraço. Muito Obrigado!
Com muito carinho, Tadeu Fernando.